Programa Famílias Fortes
Originalmente denominado Strengthening Families Program – SFP e rebatizado de Programa Famílias Fortes (PFF) no Brasil, esta intervenção de prevenção ao uso e uso prejudicial de substâncias psicoativas atua pela via da promoção e do fortalecimento de vínculos familiares, sendo destinado a famílias com crianças e/ou adolescentes de 10 a 14 anos. A estratégia é estruturada em sete encontros com as famílias, nos quais oferta-se apoio para a promoção de habilidades parentais, estabelecimento de limites e cuidado. Para crianças e adolescentes, o programa desenvolve habilidades sociais e emocionais, incluindo resolução de conflitos e lidar com a pressão de pares.
O programa oferece suporte metodológico para equipes de saúde e desenvolvimento social que trabalham com famílias cujos vínculos encontram-se fragilizados. Por exemplo: CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.
Benefícios gerados à sociedade: Dentre os benefícios reportados na literatura acerca deste programa, constam: a) atraso na experimentação de álcool, tabaco e outras substâncias psicoativas, b) redução da frequência de uso de álcool, tabaco e outras substâncias psicoativas, c) redução na incidência de conflitos familiares, e d) melhora na coesão familiar.
Os cadernos do Programa Famílias Fortes estão disponíveis para download nos links abaixo.
- Caderno de Atividades dos Filhos – 3a Edição
- Caderno de Atividades dos Pais e Responsáveis – 3ª Edição
- Manual de Introdução do Famílias Fortes – 3ª Edição
- Manual do Facilitador – Acompanhamento – 3ª Edição
- Manual do Facilitador – Famílias – 3ª Edição
- Manual do Facilitador – Filhos – 3ª Edição
- Manual do Facilitador – Pais – 3ª Edição