Programa Elos – Construindo Coletivos

Originalmente denominado Good Behavior Game (GBG) e batizado de Programa Elos após adaptação cultural ao Brasil, este programa de prevenção escolar ao uso e uso prejudicial de substâncias psicoativas se configura como uma estratégia lúdica de mediação das relações sociais em sala de aula, focado nas séries iniciais. Dentre seus resultados a curto prazo, constam: aumento do engajamento escolar e aumento da cooperação entre pares e com educadores. A longo prazo, índices de dificuldades psicológicas e comportamentais na idade adulta – como uso prejudicial de álcool, tabaco e outras substâncias psicoativas, comportamentos em conflito com a lei, e ideação suicida – foram significativamente menores entre indivíduos que participaram do programa.

O baixo custo da intervenção e a dimensão de seus impactos em trajetórias de desenvolvimento da infância à idade adulta rendem ao GBG (e versões derivadas dele, como é o caso de Programa Elos) o status de uma das intervenções com melhor custo-benefício no campo da Prevenção. O programa oferece suporte metodológico para escolas e equipes de saúde.

 

Benefícios gerados à sociedade: Dentre os benefícios reportados na literatura acerca deste programa, constam: a) redução da incidência de uso prejudicial de álcool, tabaco e outras substâncias psicoativas, b) redução da incidência de comportamentos e ideação suicida, c) redução da incidência de comportamentos em conflito com a lei, d) aumento das taxas de conclusão do Ensino Básico. A curto prazo, constam: a) melhora do engajamento escolar dos estudantes, b) diminuição da rejeição de pares, e c) diminuição da incidência de conflitos e dispersões em sala de aula.

Para conhecer o programa Elos, e saber mais sobre o processo de capacitação leia os cadernos que estão disponíveis para download, nos links a seguir:

Programa Elos 20 – Guia do Professor

Programa Elos 20 – Guia do multiplicador

Programa Elos Guia do Componente Escolar