Indica a implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD AMAZONAS) na Rede Municipal de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (SEMED)
IND nº 597, 03 DE JULHO DE 2020
INDICAÇÃO
INDICA a implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD AMAZONAS) na Rede
Municipal de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
Requeiro à Mesa Diretora desta augusta Casa Legislativa, após os trâmites legais, que seja encaminhada ao Prefeito Municipal, o Excelentíssimo Senhor Arthur Virgílio Neto, esta Indicação propondo à Prefeitura de Manaus a realização de
convênio com o Governo do Estado do Amazonas com objetivo da implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD AMAZONAS) na Rede Municipal de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
JUSTIFICATIVA
O abuso de drogas entre jovens tem sido uma das questões que mais afligem a sociedade contemporânea. A escola encontra-se diante de um novo desafio e, nesta circunstância, educar para prevenção apresenta-se como a melhor alternativa
para o enfrentamento do consumo de drogas entre estudantes. Prevenção significa dispor com antecipação, impedir ou pelo menos reduzir o consumo.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) que teve origem nos Estados Unidos, em 1983, é desenvolvido em mais de 58 países. Estudantes das redes pública e particular são os alvos do programa, que tem como
lema Manter Nossas Crianças Longe das Drogas.
Nesse contexto o PROERD AMAZONAS tem alcançado excelentes resultados na Rede Estadual de Ensino, onde atua desde 2002.
O PROERD aplica técnicas centradas na resistência à pressão de grupos, auxílio na tomada de decisões para dizer não as drogas, desenvolvimento de habilidades que levem a motivação, além de ser um programa estratégico que objetiva educar principalmente as crianças e adolescentes em seu meio natural, a escola, com atividades interativas auxiliadas pelo policial instrutor PROERD juntamente com o professor, permite ainda que as crianças desenvolvam uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito às leis.
A presença de Policiais Militares nas escolas, para a aplicação do Programa, procura na sua gênese, minimizar os inúmeros problemas relativos à Segurança Pública, interagindo na sociedade com os cidadãos, fortalecendo o trinômio: POLÍCIA, ESCOLA e FAMÍLIA. No que concerne ao funcionamento, o Programa está estruturado em cinco currículos diferenciados em acordo com faixas etárias especificas, assim distribuidos: Proerd Kid’s caindo na real, Proerd 5º Ano caindo na real, Proerd 7º ano caindo na real e Proerd Pais.
Os policiais Proerd são classificados em três classes de atuação: Instrutor, Mentor e Master/Facilitador. A formação dos policiais militares, que atuarão no programa, é realizada por meio de cursos de qualificação com carga horária determinada pela classe que ocupam na estrutura do Programa.
O acompanhamento dos conteúdos do Programa é feito por meio das semanas pedagógicas realizadas a cada inicio de semestre e das reuniões semanais, em que se discutem as questões pertinentes ao Programa
Sgt Bentes Papinha
Vereador - PL