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Sistema Nacional de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas
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QUESTIONÁRIO SOBRE IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE PREVENÇÃO
SOBRE A INSTITUIÇÃO:
Qual o nome da instituição que você representa?
Nome do respondente (quem preenche o formulário)
E-mail para contato:
*
Telefone para contato
Em que estado se localiza a instituição?
Selecione
Selecione
AC - Acre
AL - Alagoas
AM - Amazonas
AP - Amapá
BA - Bahia
CE - Ceará
DF - Distrito Federal
ES - Espírito Santo
GO - Goiás
MA - Maranhão
MG - Minas Gerais
MS - Mato Grosso do Sul
MT - Mato Grosso
PA - Pará
PB - Paraíba
PE - Pernambuco
PI - Piauí
PR - Paraná
RJ - Rio de Janeiro
RN - Rio Grande do Norte
RO - Rondônia
RR - Roraima
RS - Rio Grande do Sul
SC - Santa Catarina
SE - Sergipe
SP - São Paulo
TO - Tocantins
Em que município?
INTERVENÇÕES DE PREVENÇÃO DO USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
As ações de prevenção desenvolvidas por sua instituição caracterizam-se por:
Selecione
Atividades pontuais de cunho preventivo. (eventos pontuais sobre o uso e o abuso de álcool e outras drogas em ambientes escolares, sem continuidade no período letivo, como palestras, vídeos, roda de conversa))
Programas de prevenção sistematizados sistematizados (programa manualizado, composto por diversas atividades integradas, definido por um modelo teórico de prevenção)
Qual o nome do programa de prevenção ao uso de drogas aplicado por sua instituição? (caso haja mais de um, escolha um para descrever neste formulário e inicie formulário novo para descrever outro programa)
Considerando-se o público-alvo ao qual se destina, defina qual o tipo de prevenção que é ofertada (pode selecionar mais de uma opção):
Prevenção universal: dirige-se a todo um grupo populacional, sem separar pessoas com mais ou menos risco para consumir drogas (exemplo: programa aplicado a todos os alunos de uma série escolar ou de uma faixa etária em uma instituição).
Prevenção seletiva: voltada para populações com alguns fatores de risco já identificados para o uso de drogas, ou seja, é destinada a sujeitos de maior risco para o consumo (exemplo: um programa realizado para filhos de alcoolistas).
Prevenção indicada: engloba intervenções destinadas a sujeitos identificados como usuários de drogas, em programas que visem reduzir não só o consumo de álcool e de outras drogas, mas também a melhora de aspectos da vida do sujeito, como a reinserção social.
Qual a faixa etária do público-alvo da intervenção? (Um mesmo programa pode atingir mais de uma faixa etária, mas no caso de haver mais de um programa, é preciso preencher mais de uma vez o formulário)
0 a 4 anos (primeira infância)
3 a 6 anos (pré-escolar)
7 a 11 anos (criança/fundamental I)
12 a 15 anos (adolescente/ fundamental II)
16 a 18 anos (adolescente/ ensino médio)
19 a 25 anos (jovens adultos)
26 a 60 anos (adultos)
60 anos ou mais (idosos)
O programa é destinado a algum dos públicos-alvo específicos abaixo? (marque todos os públicos atendidos por estas ações)
Estudante/escolares
Crianças e adolescentes em situação de risco
Pais e/ou familiares
Comunidade em geral
Gestantes
Trabalhadores (funcionários de uma instituição)
Mulheres
Outros.
Quais?
Qual o domínio da prevenção no qual seu programa se desenvolve?
Selecione
Escola/Centro educacional
Família
Comunidade
Local de trabalho
Serviço de Saúde
Outro
Qual?
MODELOS DE PREVENÇÃO E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Descreva em até 500 palavras no que consiste seu programa de prevenção, com ênfase nos objetivos, atividades desenvolvidas e modelos teóricos utilizados.
O programa trabalha um dos eixos conceituais a seguir? (pode marcar mais de um)
Aumento dos fatores de proteção e redução dos fatores de risco para o uso de drogas
Habilidades de vida (desenvolvimento de habilidades psicossociais)
Informação sobre drogas
Normas sociais sobre drogas
Fortalecimento de vínculos
Proposta de abstinência no uso de drogas
Proposta de redução de danos
Quais são as atividades de prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas realizadas pela instituição? (pode selecionar mais de uma opção)
Dinâmicas de grupo, role-playing (encenações) e outras atividades
Palestras com ex-usuários/testemunhos
Palestras sobre drogas com especialistas
Distribuição de materiais educativos sobre drogas (cartilhas, folhetos, etc)
Estudos dirigidos sobre o tema drogas
Exibição de filmes sobre o tema drogas
Mobilização social ou comunitária na temática de drogas
Realização de eventos culturais, artísticos e sociais
Outras
Quais?
BOAS PRÁTICAS EM PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS
Possui manuais que sistematizam a implementação do programa
Selecione
Sim
Não
As sessões são estruturadas (dirigidas por manual/roteiro)
Selecione
Sim
Não
As sessões são implementadas por facilitadores que foram treinados para aplicar o programa
Selecione
Sim
Não
As atividades são interativas
Selecione
Sim
Não
Possui diversas sessões (pelo menos 10) que são aplicadas ao longo do ano
Selecione
Sim
Não
As atividades buscam melhorar habilidades psicossociais (autocontrole, autonomia, pensamento crítico, reconhecimento das emoções, solução de problemas, competências acadêmicas, autoeficácia, assertividade, comunicação, entre outros)
Selecione
Sim
Não
As atividades envolvem fortalecimento do vínculo familiar
Selecione
Sim
Não
As atividades envolvem desenvolvimento de habilidades parentais
Selecione
Sim
Não
As atividades visam lidar com comportamentos inadequados
Selecione
Sim
Não
As atividades procuram desfazer concepções errôneas sobre o uso e/ou o usuário de álcool e outras drogas
Selecione
Sim
Não
Oferece informações embasadas cientificamente sobre o efeito de diferentes drogas
Selecione
Sim
Não
O programa já teve seu efeito sobre o uso de drogas avaliado
Selecione
Sim
Não
Como a instituição mede o efeito das ações de prevenção realizadas? (pode responder mais de uma)
Não possuímos formas sistematizadas de avaliar efeito
Fazemos avaliação de efeito do programa
Fazemos monitoramento do processo de implantação
Fazemos coleta de opinião entre participantes e/ou implementadores
Outras formas
Quais?
Assinale o perfil dos facilitadores do programa:
Educadores
Profissionais da saúde
Líderes religiosos
Policiais
Outros.
Quais?
Qual a origem do programa?
Selecione
Foi desenvolvido por nossa instituição
Foi desenvolvido por outra instituição nacional
Foi desenvolvido por uma instituição internacional
Caso o programa tenha sido desenvolvido internacionalmente, qual o nome do programa que deu origem a este?
Quais são as maiores dificuldades que você enfrenta na implementação do programa.
Quais são as principais facilidades que você nota na implementação do programa.
Há algo mais que queira reportar sobre o programa?
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