Ação educativa “Escutar para Cuidar” traz insumos que auxiliam na implementação de programas nacionais de prevenção do uso de álcool e outras drogas
No mês dedicado às crianças, a Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos) do Ministério da Justiça e Segurança Pública anuncia o lançamento de uma ação educativa em parceria com as Nações Unidas. Intitulada “Escutar para Cuidar,” esta iniciativa tem como objetivo promover a prática de escuta ativa junto a crianças e jovens, como um passo inicial crucial para ajudá-los a crescer de maneira saudável e segura.
A campanha “Escutar para Cuidar” se inspira no programa internacional ” Listen First “, adaptado ao contexto brasileiro, um resultado de esforço conjunto entre o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), a Organização Mundial da Saúde,
a Missão interministerial da Luta contra as Drogas e Comportamentos Aditivos ( Mildeca ) e o Ministério da Saúde e Assuntos Sociais da Suécia e o governo da França. Desde que foi lançada, tornou-se uma campanha global com implementação em dezenas de países e traduzida para ao menos 10 idiomas.
Marta Machado, secretária da Senad, enfatizou que experiências acolhedoras nos contextos familiar e comunitário favorecem o desenvolvimento seguro e saudável de crianças, bem como as protege de desfechos negativos em saúde mental na juventude e idade adulta. Por isso, desde a primeira infância, fortalecer vínculos de cuidado junto às famílias é um caminho promissor para diminuir os riscos de usos problemáticos de substâncias psicoativas no futuro, com efeitos na diminuição do envolvimento e exposição às violências decorrentes.
No Brasil, o projeto de tradução e adaptação à realidade nacional foi concebido através de parceria entre o UNODC e o PNUD via o Projeto de Apoio à Implantação do Sistema Nacional de Prevenção do Uso de Álcool e Outras Drogas (SINAP).
E divide-se atualmente, nas seguintes seções:
• Escutar para Cuidar ( Listen First )
O material original consiste em três vídeos, 5 folders informativos e três cartazes
com informações científicas focados na importância de ouvir ativamente, definir regras familiares e incentivar o desenvolvimento parental.
• A Ciência do Cuidado (The Science of Care )
Os materiais abordam a importante linha direcionada ao cuidado. É composta
de 10 vídeos e 10 cartazes informativos sobre: Ciência do afeto, atividades familiares, escuta ativa, brincadeiras, paciência, rotina etc.
Os materiais da campanha incluem vídeos e cartazes informativos direcionados a pais, mães, responsáveis, professores, formuladores de políticas públicas e profissionais da saúde e prevenção, funcionando como um complemento valioso para os programas nacionais de prevenção em atividade.
“Para além de tornar público esse material, temos um grande interesse que esses insumos sejam absorvidos dentro dos programas de prevenção que vêm sendo implantados no país, qualificando cada vez mais o trabalho pelos profissionais que atuam na área.” destacou a diretora de Prevenção e Reinserção Social da Senad, Nara Araújo.
A campanha terá início neste 12 de outubro, com a publicação do primeiro vídeo que compõe a série “A Ciência do Cuidado”. Ao longo do mês de outubro a secretaria disponibilizará para parceiros interessados os dez vídeos que compõem o material da “ Ciência do Cuidado” juntamente com o s cartaz es informativo s que integram o material, para que sejam utilizados como material complementar às ações de prevenção já em andamento no país.
Os vídeos e demais materiais da campanha poderão ser acessados pelo site da Plataforma do Sistema Nacional de Prevenção do Uso de Álcool e Outras Drogas (SINAP) e pelo youtube do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)