O curso sobre as Diretrizes Internacionais sobre Prevenção do Uso de Drogas do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime foi elaborado no âmbito do Projeto de Apoio à Implantação do Sistema Nacional de Prevenção do Uso de Álcool e Outras Drogas (SINAP), UNODC, fruto da parceria entre o UNODC e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em apoio à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENAD/MJSP) e tem como objetivo trazer informações qualificadas e com base na ciência da prevenção que possam lhe capacitar nos conceitos, noções e principais evidências acerca da prevenção do uso de drogas de modo que possa o auxiliar na tomada de decisão sobre o planejamento e a implementação de estratégias de prevenção eficazes.

CARGA HORÁRIA

Tempo estimado para conclusão da navegação pelos slides

interativos: 1h.

PÚBLICO ALVO

Gestoras e gestores, formuladoras e formuladores de políticas em

nível nacional, estadual e municipal.

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O curso complementar para a implementação do programa #tamojunto tem como objetivo principal oferecer ferramentas úteis para lhe ajudar na implementação do programa #tamojunto, de modo com que possa se sentir mais confiante e seguir com atividades de forma tranquila e facilitando a implementação do programa conforme o manual, o que é imprescindível para que ele tenha bons resultados com os adolescentes.

Objetivo Geral

Promover a qualificação à distância para o processo de trabalho de professoras, professores, gestoras e gestores escolares na implementação do programa #tamojunto a fim de complementar sua formação e oferecer ferramentas que podem ser úteis para a condução das atividades, desde o planejamento até o contato com parcerias externas.

Objetivos específicos

 

Apresentar e explorar as dinâmicas de grupo como uma ferramenta eficaz para promover a interação, cooperação e desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos participantes.

 

Capacitar os facilitadores do programa #tamojunto a adotarem estratégias eficientes de gestão de sala de aula durante a implementação do programa.

 

Capacitar educadores e gestores escolares a promoverem a participação dos pais nas atividades e desenvolverem habilidades parentais que contribuam para a prevenção do uso de álcool e outras drogas pelos adolescentes.

 

Capacitar os professores participantes do programa #tamojunto a aplicar e ensinar técnicas de comunicação não violenta em sala de aula, promovendo relações saudáveis, pacíficas e empáticas entre os estudantes.

 

Destacar a importância do apoio da gestão escolar na implementação de programas de prevenção ao uso de substâncias, como o #tamojunto.

 

CARGA HORÁRIA

5 horas (Cada um dos 5 módulos possui carga horária de 1h)

 

PÚBLICO ALVO

Professores da Educação Fundamental – Ciclo II e gestores

escolares.

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O curso complementar para a implementação do Programa Elos tem como objetivo principal oferecer ferramentas que apoiam a implementação do programa Elos, abordando algumas dinâmicas de sala de aula, de organização institucional e de relação com as famílias e a comunidade. Serão discutidos elementos teóricos e práticos da implementação com alguns exemplos e sugestões ilustrativas. A ideia é que vocês possam se apropriar desses conteúdos de forma que possam criar, com os elementos dos contextos em que estão, soluções simples e adequadas às realidades locais.

Objetivo Geral

Promover o apoio à distância para o processo de trabalho de professoras, professores, gestoras e gestores escolares na implementação do programa Jogo Elos, a fim de complementar sua formação e oferecer ferramentas que podem ser úteis para a condução das atividades, desde o planejamento até o contato com parcerias externas.

Objetivos específicos

 

Apoiar professoras e professores na elaboração de formas de celebração para o final de cada partida e discutir sua importância para a generalização dos comportamentos de colaboração;

 

Apresentar as conexões entre o Jogo Elos e a condução dos processos educativos;

 

Apresentar e discutir técnicas de apoio aos encontros familiares que compõem a implementação do programa Jogo Elos nas escolas quanto à experimentação de elementos do Jogo Elos no contexto familiar;  Apresentar os principais elementos da comunicação não violenta (CNV) e sua relevância para o contexto escolar. Apresentar as relações entre a CNV e o Jogo Elos;

 

Apoiar gestoras e gestores escolares na identificação de elementos essenciais e desejáveis para a implementação do Jogo Elos em suas escolas.

 

CARGA HORÁRIA

5 horas (Cada um dos 5 módulos possui carga horária de 1h).

 

PÚBLICO ALVO

Professores da Educação Fundamental – Ciclo I e gestores escolares

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