Brasília, 26/09/2023 – A Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), lançou, na última segunda-feira (25), a formação “Currículo Europeu de Prevenção – EUPC”, em adaptação ao Brasil. A iniciativa foi promovida em colaboração com a European Society for Prevention Research (EUSPR), o European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction (EMCDDA), o Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime (UNODC) e o programa de Cooperação entre a América Latina, do Caribe e da União Europeia sobre Políticas de Drogas (Copolad).
O curso-piloto é voltado para pessoas tomadoras de decisão, formadoras de opinião e formuladoras de políticas que desempenham um papel fundamental na promoção da prevenção baseada em evidências no que se refere ao uso de álcool e outras drogas.
Durante a abertura da formação, a diretora de Prevenção e Reinserção Social da Senad, Nara Araújo, destacou a importância da parceria firmada junto ao órgão europeu, que viabilizou a oferta dessa formação no Brasil. “Em um momento de grande relevância para as metas que nossa secretaria estabeleceu na sua agenda de fomento a uma prevenção baseada em evidências e que traga resultados eficazes e monitoráveis”.
O “Currículo Europeu de Prevenção – EUPC” é uma iniciativa de formação de vanguarda que se baseia em evidências científicas para a prevenção do uso de álcool e de outras substâncias. A adaptação ao contexto brasileiro é resultado de uma parceria internacional que representa um marco significativo na promoção de políticas de prevenção.
Formação
A formação piloto deste programa ocorre de 25 a 29 de setembro, online, e conta com a participação de profissionais do estado do Ceará e de municípios do Rio de Janeiro, além de Osasco, Santos e Curitiba. Esses profissionais se dividem em dois perfis: os que atuam em espaços de gestão e os que atuam com pesquisa na área de prevenção. As experiências e feedbacks ao longo dos próximos dias serão utilizados para aperfeiçoar e ajustar o currículo de acordo com as necessidades específicas do Brasil.
Gregor Burkhart, analista científico chefe do EMCDDA e Master Trainer, destacou a importância do momento, que marca a primeira formação pelo Currículo Europeu de Prevenção na América Latina e o potencial que o evento trás para a área. “A prevenção não é feita apenas de programas, o segundo ponto mais importante são vocês, tomadores de decisão, e é fantástico que o Governo do Brasil tenha optado por realizar essa formação, criando grandes expectativas para a aplicação dos conceitos de prevenção baseados em evidências no país”.
Os cinco dias de formação foram ministrados pelas treinadoras certificadas pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência Larissa Nobre e Viviane Hoffmann, doutoras em Psicologia, ambas com ampla atuação em implementação e avaliação de programas preventivos no Brasil e exterior.
A oferta de novas turmas encontra-se em tratativas e será oportunamente divulgada pela Senad.